sexta-feira, 30 de novembro de 2007

“A pirataria é um problema geracional”



Miguel Guedes, músico e representante da Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas (GDA), comenta o consumo de pirataria e diz que é preciso agir.
O consumo de pirataria em Portugal é cada vez maior. Numa realidade cada vez mais digital, os utilizadores não resistem a obter música através de um “download” ilegal. As justificações para este acto são várias, mas a verdade é que quem sai prejudicado são os artistas, os produtores e todas as pessoas envolvidas na indústria discográfica.

Miguel Guedes lamenta o panorama actual e refere que, se por um lado “ é evidente que as pessoas possam não conseguir comprar toda a música que desejariam ouvir, também é verdade que se assiste a um fenómeno estranho, que é o facto de muita gente fazer downloads de muita música que nunca vai ouvir na vida, só pelo simples facto de ter, possuir.”

A consciência e o conhecimento de este ser um acto criminoso não impedem que se continue a consumir pirataria, e a verdade é que se a tendência não se inverter, a sobrevivência dos artistas portugueses torna-se cada vez mais difícil.

Por isso, Miguel Guedes alerta para a importância de se começar desde já pelo ensino básico, para criar uma mentalidade diferente da actual. “ Penso que há uma geração que está irremediavelmente perdida para esta luta; é preciso ensinar às crianças que piratear é um acto criminoso, como entrar numa loja e roubar um CD”. Simultaneamente, o músico sublinha a necessidade da existência de medidas repressivas, não só contra sites e pessoas que albergam música pirata mas também dirigidas aos consumidores finais.

Miguel diz que este é um problema geracional e defende que a “democratização da cultura não é ter gratuitamente tudo o que é feito por gente que trabalha”, como se pensa actualmente. Segundo o músico dos Blind Zero, esta democratização pode ser fantástica, “se for entendida de uma forma racional e equilibrada”.
Uma luta complicada, que promete continuar nos próximos tempos.
Verónica Pereira
2ºano
Turma 4

Nenhum comentário: