domingo, 9 de agosto de 2009

Estágio Jornal de Notícias - 1ª Semana

Tal como já é tradição no meu caso, um dia de estágio = uma música do dia. Como tal, com o segundo estágio, desta feita no Jornal de Notícias, não poderia deixar de partilhar com vocês as músicas que melhor reflectem o meu dia-a-dia como estagiária.

As usual, cada música é escolhida de acordo com aquilo que experimentei em cada dia, servindo de retrato sonoro de cada etapa do estágio.

Eis as primeiras 5 músicas que marcam a minha primeira semana como estagiária do Jornal de Notícias, na secção de Online:

DIA 1 - Segunda-feira, 3 de Agosto "Capricorn (A Brand New Name)" - 30 Seconds to Mars

Esta música já foi música do dia durante o primeiro estágio, mas por motivos pessoais, pareceu-me adequadíssima ao meu primeiro dia no JN Online. Quem me conhece, sabe perfeitamente o que esta música representa para mim...quem não me conhece assim tão bem...well, basta ler/ver(ouvir com atenção a música para entender, penso eu. "I'll Start Again, with a brand new name and eyes that see into infinity...". A brand new start, a brand new challenge, a brand new life, a brand new everything...que melhor música para demonstrar isso mesmo? ;)

Enjoy:

30 Seconds To Mars-Capricorn


DIA 2 - Terça-feira, 4 de Agosto "Moving" - Supergrass

Depois de ter visto os Supergrass ao vivo no Paredes de Coura, lembrei-me do quanto gostava desta música. Curiosamente, no segundo dia de estágio...não a conseguia tirar da cabeça! Quando a necessidade de te adaptares a algo diferente te consome e te faz duvidar das tuas capacidades e a ansiedade inerente a qualquer situação nova e importante te começa a encher a cabeça de monstros e fantasmas que te roubam a auto-estima...a melhor coisa a fazer é ignorar e seguir em frente, deixar passar esse momento de dúvida e acreditar que tudo se resolve com o tempo... just keep moving...




DIA 3 - Quarta-feira, 5 de Agosto "Head Down" - Nine Inch Nails

Acho que esta música dispensa grandes explicações. É a música perfeita para definir uma situação de confronto com uma nova realidade. Acho que já todos nos sentimos assim pelo menos uma vez na vida, não é verdade? É uma situação super poderosa, na minha opinião porque, apesar de todo o desconforto inicial e da sensação de alienação, obriga-nos a melhorar a nossa adaptabilidade, a fugir da nossa confort-zone e a tentar coisas novas. (além disso, queria uma desculpa para colocar qualquer música dos NIN, depois do FANTÁSTICO concerto no Paredes de Coura hehe)



DIA 4 - Quinta-feira, 6 de Agosto Irene Cara - "Out Here On My Own"

Ora bem... dei de caras com esta música quando editava o Retrovoltagens dedicado a soundtracks (está aqui, se quiserem ouvir: http://www.sendspace.com/file/iepr41 ). Já não a ouvia há anos! Sim, confesso que sou uma pequena apreciadora de Fame (com direito a vinil oficial e tudo!)... E pronto, mal "esbarrei" nela, ouvi dezenas de vezes sem parar e pareceu-me adequada para retratar o dia de hoje. Esta semana parece marcada pela dúvida e algum sentimento mais depressivo, mas não se deixem enganar! Estou a adorar a primeira semana de estágio no JN! Simplesmente, como é normalíssimo, ainda me estou a adaptar e,como tal, todos estes pensamentos que espelho com estas músicas, reflectem essa adaptação e todas as dúvidas existenciais que dela advêm. Não ia ser hipócrita ao ponto de fingir, através da música do dia, que não sinto a dúvida normal em todos os "newbies" quando chegam a algum sítio diferente, com regras diferentes, em que executam um papel diferente. É normal e assumo isso, sem medos, sem subterfúgios. Mas penso que, para a semana, as músicas do dia já vão ter um perfil mais positivo e animador :D :D



DIA 5 - 7 de Agosto Foo Fighters - "The Pretender"

E a primeira semana chega ao fim! E nada melhor do que terminá-la com um grande berro de libertação! Esta música pode ser incluída na minha lista de músicas que me dão "pica", pois faz-me ter vontade e força para enfrentar o mundo, se for preciso. Neste contexto, serve como berro contra mim mesma e as dúvidas que têm povoado a minha cabeça esta semana. Como já disse, foi uma semana difícil, de adaptação, mas sei que melhores semanas virão, pois já deu para ver que estou rodeada de pessoas fantásticas, que me farão aprender imenso e crescer como pessoa e como profissional. Bring it on, life! I'm f****** ready! :D

Nenhum comentário: