quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Banif investe 18 milhões de euros num banco em Malta


O banco Banif fez um investimento de 18 milhões de euros para construir um banco em Malta. O banco é inaugurado a 12 de Dezembro.

Durante o ano de 2007, o banco fez parcerias por todo o mundo na compra de bancos. No entanto, em Malta foi o projecto mais arriscado, como afirma o chefe de executivo (CEO), Joaquim Silva Pinto. “Estamos presentes em Portugal, Brasil, E.U.A., Londres, Canadá, Venezuela, México, África do Sul, Cabo Verde, não podemos esquecer as nossas raízes. Em Malta não compramos um banco: construimos um. ”

O banco português possui 64% das acções, estando os restantes 36% distribuidos pelos administradores malteses. Progressivamente, o Banif dará autonomia ao Banif Bank of Malta Plc. “ Pretendemos que, num prazo de três anos, o banco seja maltês e não português, ou seja, o Banif irá anter as suas acções, no entanto irá trabalhar para que, após esse período, estejam à frente do banco adinistradores malteses.”

O CEO admite que a nível de formação profissional, o país ainda está muito afastado das metas da União Europeia, por isso, o banco vai apostar numa forte componente formativa. Malta ainda sente muito a influência britânica, contudo, “ apesar da influência inglesa, temos de construir um banco que esteja preparado para o mercado europeu.”

Com a entrada de Malta para a União Europeia, o país tornou-se um atractivo a nível económico e turístico: “ em Malta acontece algo fenomenal: há mais oferta de trabalho do que procura, portanto é definitivamente um país a explorar!”

A 1 de Janeiro de 2007 a lira maltesa vai dar lugar ao euro, auentando assim o numero de países que fazem parte da comunidade economica.

Mafalda Pinto
2º Ano Turma 4

Nenhum comentário: